domingo, 31 de agosto de 2008

Fair Trade - Comércio Justo

O programa Cidades e Soluções da Globo News, apresentado hoje, discutiu o tema Fair Trade - Comércio Justo.
Segundo o Consenso global da IFAT: “Comércio justo consiste em uma parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior eqüidade no comércio internacional. Ele contribui para o desenvolvimento sustentável através do oferecimento a produtores marginalizados de melhores condições de troca e maiores garantias de seus direitos.”
(Conferência anual da IFAT, Arusha, Tanzânia, junho 2001).
Ainda, pela Conferência WTO em Cancun, México, 2003, os Governos deverão ativamente incentivar a adoção de critérios de fair trade nas políticas de licitações públicas no nível nacional, regional e local governamental e nas agências internacionais. ...” .
Desta forma, se crescerem os recursos das políticas públicas em torno desse movimento, ele poderá prosperar em larga escala . Mas resta saber se os entes públicos reconhecem a importância e a validade desse modelo de ação em busca de uma melhor qualidade de vida. E para que isso ocorra é importante o desenvolvimento de empreendimentos econômicos visando a organizar a comercialização de produtos e serviços orientados ao comércio justo.

Nenhum comentário: