quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Uma visão.... uma mudança..... uma atitude

Os maiores problemas urbanos relacionados ao meio ambiente podem ser amenizados ou até mesmo solucionados com a sua participação. Que tal pensarmos inicialmente em novas atitudes.
Para onde irá você quando ocorrer uma catástrofe ambiental ? Para onde vai você?
Você passou o dia todo jogando lixo na rua ou nos "lixões" que circundam as cidades. Ou pior ....... jogou num riacho, rio, lago, lagoa ou mar.
Recursos hidrícos são poluídos. A água não é um recurso ilimitado para o consumo humano.
Centenas.... milhares de carros poluem o ar. Você não consegue respirar...... está com alergia?
Enquanto isso, os candidatos à presidência dos Estados Unidos, em suas campanhas eleitorais, apresentam diversas soluções para defender o meio-ambiente. Eles prometem ações para defender o seu e o meu meio-ambiente. E eu o que faço ....... e você...... o que você faz?!?!?

Proponho que a mudança de alguns hábitos terá como resultado a transformação de nossa sociedade.
A construção sustentável é um diferencial que pode melhorar a vida das sociedades urbanas e não-urbanas. São construções que utilizam tecnologias e materiais de forma mais racional, com aproveitamento dos recursos naturais e preservação do meio-ambiente. Do nosso meio-ambiente.
As organizações que defendem a construção sustentável se preocupam com o impacto ambiental que podem causar. Desta forma, gerenciam seus projetos por meio de metodologias alinhadas ao conceito de sustentabilidade.
Este são alguns benefícios concretos que poderemos ter com a construção sustentável: sistemas de aproveitamento de calor e de água, proporcionando uma redução de consumo de energia e água - ganha você e ganha a natureza; paredes transparentes que possibilitam maior claridade ao ambiente; sistemas de reuso de água; criação de projetos paisagísticos que respeitem os ecossistemas e que integrem o homem à natureza; coletas seletivas de resíduos sólidos e orgânicos; e temos mais ainda.
Pesquisas relatam que as construções sustentáveis possuem um investimento cerca de 5% maior que uma construção sem os preceitos da sustentabilidade. Porém esse investimento é facilmente absorvido durante a execução da construção; bem como após a conclusão da mesma.

O que quero dizer é: devemos nos preocupar com nossa saúde e nosso bem-estar. Assim, dependemos da pureza do ar que respiramos, da qualidade da água que bebemos, do solo em que plantamos o que comemos.
Vamos pensar e agir. Mudanças de pequenos hábitos, meu... seu ..... nosso ..... de todos...... poderão evitar uma catátrofe ambiental.
Para onde você vai?
Eu, eu vou ficar aqui e viver.

Conte com a Equipe Multidisciplinar de Projetos Sustentáveis na hora de empreender, de maneira simples e fácil, pequenas mudanças que farão toda a diferença.


Projetos desenvolvidos em equipe multidisciplinar permitem maior eficiência na concretização das metas e um rica interação de idéias na busca de soluções criativas e inovadoras que visem à sustentabilidade.

O homem não pode destruir aquilo que ele não sabe como reconstruir.