quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O que você sabe sobre arquitetura verde ? - Pergunta feita ao Robô Ed

No Brasil, há um bom tempo já se pensa em arquitetura verde para acabar com desperdícios inúteis. Tem aplicações em isolamento térmico, em sistemas de elevadores e no aproveitamento da iluminação natural. Por exemplo: sistema de refrigeração instalado na parede externa do edifício fica exposto ao sol e perde rendimento, chega a render uns 30% a menos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Conheça a Equipe Multidisciplinar de Projetos Sustentáveis

A Equipe foi fundada no ano de 2002 por Eliane Sarmento, arquiteta e coordenadora da Equipe Multidisciplinar, e tem como proposta a realização de um trabalho multidisciplinar em Projetos e Consultorias, de modo a criar um sistema contemporâneo de parcerias. Produzimos dentro de princípios que respeitam o meio ambiente e o ser humano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável que cresce mundialmente. Entendemos que é de nossa responsabilidade profissional sensibilizar e orientar sobre a necessidade de utilizar gestões estratégicas que explorem sabiamente os recursos naturais e promovam uma relação sustentável entre sociedade e o meio ambiente.
Nossa EQUIPE PROFISSIONAL é formada por Arquitetos e Engenheiros especializados em tecnologias sustentáveis e Profissionais especializados em gestão e recuperação ambiental. Contamos também com parcerias de diversas empresas, tais como Gênesis Projetos e Consultorias, Traço & Forma Engenharia e Arquitetura, AR Ambiente Responsável e ART 5 Arquitetura e Planejamento Ltda.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DA EQUIPE
• Realizar projetos aplicando conceitos sustentáveis visando a qualidade de vida e a conservação do meio ambiente, através da maximização dos recursos naturais;
• Empregar tecnologias sustentáveis que melhorem a eco-eficiência das edificações;
• Especificar materiais ecológicos menos nocivos ao homem e ao meio;
• Desenvolver projetos associados à educação e capacitação, visando economia, tanto nas construções e nas reformas das edificações, bem como na posterior manutenção destas;
• Elaborar programa de gestão dos resíduos, gerados durante a obra e durante a utilização das edificações, implantando sistemas de coleta seletiva e de destinação correta visando a reutilização ou a reciclagem destes;
• Produzir através de um trabalho multidisciplinar em equipe, realizando parcerias que permitam alcançar a excelência dos serviços prestados de acordo com uma visão contemporânea de qualidade.
ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS
• Sítio do Moinho – Produtor de alimentos orgânicos – projetos, construções, capacitação;
• Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico, R.J – projeto de instalações eco-eficiente;
• Casarões no bairro de Santa Teresa – projetos para reabilitações sustentáveis.

Equipe Multidisciplinar de Projetos Sustentáveis

VOLTAR PRA CASA, um conceito Segundo o dicionário Aurélio, a palavra casa é um substantivo feminino com muitos
significados, entre eles, edifício de poucos andares, destinado, geralmente, à habitação; lar, família; conjunto de bens e/ou negócios domésticos; conjunto de membros de uma família; instituição familiar. Ser de casa quer dizer não ser de cerimônia. Há aumentativos engraçados, como casão, casarão, casaréu, e diminutivos carinhosos, como casinha, casita, casebre, casinhola.
A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR entende que voltar pra casa é sempre algo confortável, aconchegante, necessidade de quem anda muito pelo mundo, de quem se
exila ou é exilado, de quem se ausenta, de quem se distancia. O Voltar Pra Casa vai (ou vem) ao encontro, primeiro, da casa interna, do olhar para dentro que nos abastece e religa à essência do que somos. E todos sabemos da necessidade que temos de voltar pra casa depois de momentos estressantes, desajustados, corridos. O que queremos é voltar pra casa, tirar os sapatos, deitar, relaxar, ou também meditar, fechar os olhos e olhar para dentro.
A Equipe realiza seus projetos – vivenciando a solidariedade, a diversidade e o potencial de cada um de seus integrantes.
Na primeira etapa do projeto, o foco é a Casa Corpus. É aqui que trabalhamos o físico, as emoções, as artes, a criatividade, a reflexão, a leitura, a mente, o debate, o encontro, a solidariedade. Entram em cena os artistas, educadores, psicólogos e comunicadores. Corpus ajustados produzem sempre uma obra inspirada. AÇÃO RETA, OBRA CORRETA. Portanto, na segunda etapa, o que se produz, dentro do conceito voltar pra casa é uma construção sustentável que denominamos Casa Econômica. Momento de trabalho de engenheiros, arquitetos e educadores com as pessoas que habitarão essa casa Econômica. Num terceiro momento, trabalha-se a Casa e o Meio, o entorno, o vizinho, a limpeza, a organização, a saúde social, a preservação da natureza, a agricultura orgânica, no conceito e na prática. O grande ambientalista Luiz Emydgio de Mello Filho dizia que agricultura é cultura. E, por último e não menos importante, a Casa e o Cosmus, a educação planetária, interplanetária, o ser como parte de tudo, o todo, o macro, a visão holística do mundo. A nossa Casa Econômica é moradia e educação, com salas para compartilhar a vida e a arte. Os quatro momentos são paralelos e diagonais porque às vezes caminham sós e às vezes se encontram.
Stella Maris Mendonça

sábado, 20 de setembro de 2008

Planejamento: um passo importante para a sustentabilidade

O tema “green building” está crescendo no mundo e em especial no Brasil, contudo, em nosso país, ainda não temos um planejamento adequado como o de países desenvolvidos, que se preocupam com eficiência energética. No site http://www.carbonobrasil.com/news.htm?id=668284&section=1 pude ler um comentário de um engenheiro: “Por exemplo, a pessoa coloca um sistema de aquecimento solar, mas faz também uma fachada norte de vidro. A carga que ele terá que gastar com ar condicionado é muito maior do que a que ele consegue economizar com o aquecimento solar” Segundo o próprio engenheiro, isso ocorre por falta de conhecimento em nível de construção, de projetistas, instaladores e de todos os membros de uma obra.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O que consumimos?

Comprar, comprar, comprar...... esse é um dos lemas da sociedade de consumo. Mas o que há de errado?
Produtos e valores nos são impostos e muitos não possuem a consciência do que compram. Comprar não é errado. Errado é não se preocupar com o que compra. Se é necessário ou não. Se polui ou não. Nessa jornada somos apenas consumidores, meros consumidores.
A mudança no padrão de consumo é um tema a ser bastante enfatizado e as empresas produtoras e distribuidoras possuem uma responsabilidade capital na condução dessa mudança.
Produtores agrícolas devem procurar usar menos agrotóxicos nas plantações. O ideal é chegar a não usar nada. Essa é a meta.
Marceneiros devem usar madeiras certificadas para fabricação de móveis.
Empresas devem observar o ciclo de vida de suas embalagens.
Construtoras devem ter atenção aos resíduos de suas construções.
Consumidores devem observar as informações contidas nos rótulos das embalagens; devem procurar produtos alternativos que não poluam o meio ambiente; devem se preocupar com o consumo dos recursos naturais, que são escassos; devem adotar uma postura crítica e de orientação aos demais cidadãos; devem ser Consumidores Responsáveis.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ainda sobre Fair Trade

Com o lançamento do 2º Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, o governo brasileiro pretende, por meio de diversas ações de combate à escravidão atual, proibir o acesso de comerciantes e produtores que utilizam essa prática aos créditos de bancos privados.
Nessa mesma linha, o governo também quer estimular empresas a não adquirirem produtos cuja origem seja de trabalho escravo.